quarta-feira, 3 de abril de 2013

COMO ALUGAR UM VEÍCULO NOS ESTADOS UNIDOS - EUA

COMO ALUGAR UM VEÍCULO NOS ESTADOS UNIDOS - EUA

 
 
 
Quando viajamos para fora do país sempre surgem dúvidas e incertezas que trazem insegurança e quando não resolvidas ou não esclarecidas podem transformar um momento de lazer em um verdadeiro transtorno.
Locar, ou alugar um veículo pode parecer muito simples, mas principalmente para os “marinheiros de primeira viagem” pode ser algo muito complicado.
Vamos procurar aqui desvendar alguns segredos:
 
 

 

 

 

 

1. QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A LOCAÇÃO DO VEÍCULO

 

 

 Os documentos necessários para a locação de um veículo nos Estados Unidos, são muito simples. Basta você ter e apresentar os seguintes:

 

  1.  PASSAPORT;
  2. CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO ( CNH/Drives license), com validade de pelo menos 1 ano, ou PID - Permissão Internacional de Dirigir ;
  3.  Idade mínima de 21 anos;
  4. Cartão de Crédito Internacional.   
 Fique atento ao seguinte: o estado da Flórida ( FL ) onde estão as cidades de Miami e Orlando, destinos preferidos pelos brasileiros, aprovou uma lei exigindo de turistas a PID no entanto essa lei ainda não entrou em vigor, vale a pena conferir antes de viajar.
Alguns estados americanos permitem CNHs com validade de 6 meses, mas para garantir tenha a sua CNH ainda pelo prazo de pelo menos 1 ano.
 
 

 

 

2. REALMENTE PRECISO ALUGAR UM VEÍCULO? 

 
 
 
 
A impressão que tenho quando viajo para os EUA é que o país organizou seu sistema de transporte no transporte individual, por isso, alugar um carro torna-se imprescindível, pois na grande maioria das cidades o transporte público, como nós conhecemos aqui no Brasil, é ineficiente. Lógico que existem exceções como as cidades de New York, Chicago, Portland e outras. Há também cidades que não recomendamos a locação do veículo, como Manhattan – NY- onde os estacionamentos são absurdamente caros, e você pode fazer tudo de metrô, à pé ou de taxi.
Nós, brasileiros, temos uma paixão por carros e quando vemos aqueles carrões nos filmes americanos, ficamos “ babando” para um dia podermos dirigir ou pilotar uma “barca” daquelas, e as locações são muito baratas e você pode alugar qualquer tipo de veículo que vai dos mais simples aos luxuosíssimos ou esportivos.
Nos USA você poderá alugar o carro de seus sonhos, há agencias especializadas em carros de luxo, conversíveis, etc além do fato que as estradas – interstates( interestaduais ) serem consideradas as melhores do mundo.
Outro ponto a considerar é que o combustível é muito barato o que torna o quilômetro rodado muito atraente e de baixo custo e nos dá uma mobilidade muito grande na hora de nos deslocarmos entre os parques, ou para fazermos e “carregarmos”nossas compras.
Por esses motivos eu recomendo, de um modo geral, fazer a locação de um veículo, sem falar no prazer de dirigir um carro que só vemos em filmes, no salão do automóvel ou aos domingos pela manhã no “ Auto-Esporte”.
 
 

 

 
 
 3. QUAIS SÃO AS PERGIUNTAS MAIS FREQUENTES ?
 
 
 
 
Duas são as perguntas mais frequentes que fazemos quando viajamos para os EUA, ou até para qualquer outro país, vamos a suas respostas : 
A primeira diz respeito a nossa CNH, que é válida no território americano por 30 ou 60 dias, depende do estado e da cidade, o ideal é que você tenha em mente os 30 dias, portanto se vai ficar no país por mais de 30 dias, obtenha uma PID. Lembre-se, para retirar o veículo na locadora será exigido que a CNH ainda tenha 1 ano de validade.
A outra pergunta mais frequente diz respeito a locar o veículo aqui no Brasil ou quando chegar no destino. Eu particularmente prefiro alugar aqui no Brasil, ou seja, sair daqui com o veículo já locado, pois existem algumas vantagens:
  • A categoria do veículo fica garantida, ou seja, não corro o risco de ao chegar ao meu destino, não tenha o veículo de meu interesse;
  • A grande maioria das locadoras tem tarifas promocionais em real;
  • Possibilidade de " up-grade", ou seja, se ao chegar no destino e não tem o veículo locado anteriormente, a locadora te oferecerá, sem custo adicional um veículo em categoria superior;
  • Você será atendido por um brasileiro, que fala português, óbvio né, e você poderá tirar todas as suas dúvidas em maiores complicações;
  • Há empresas brasileiras especializadas em locação de veículos para brasileiros que viajam para os EUA como por exemplo a www.happytoursusa.com  que tem uma equipe muito eficiente que vão procurar o melhor veículo e tarifa para você, dentro do perfil de sua necessidade. 
 

 

4.  NA PRÁTICA , O QUE DEVO FAZER ?    

 
 
 
 
Se você locou o veículo aqui do Brasil, ao chegar ao destino e após pegar as bagagens, você terá que ir ao balcão da locadora , apresentar a documentação, registrar os motoristas ( até 2 ) e retirar o veículo. Normalmente as locadoras ficam fora da área dos aeroportos. Com exceção do aeroporto de Orlando, que não é preciso sair para pegar o traslado.

Os aeroportos americanos são muito bem sinalizados e possuem traslados para as locadoras, que são ônibus, muito confortáveis que o levarão até a sua locadora, não há custo nesse transporte. Normalmente você terá que sair do saguão do aeroporto para pegar esse traslado e preste atenção porque cada locadora tem uma parada exclusiva. Um pequeno detalhe, se estiver com a família, recomendo que deixe as bagagens com o pessoal vá até a locadora, retire o veículo e depois volte para pegar a família com a bagagem. Não se preocupe, mesmo que seu Inglês não seja lá grandes coisas não terá grandes dificuldades, eles são muito práticos. Em alguns aeroportos há brasileiros para dar informações.

Na hora da retirada do veículo vão te pedir um cartão de crédito internacional válido, para coberturas extra, e caução por eventualidades, mas fique tranquilo isso é um procedimento padrão em todas as locadoras. Caso não tenha um cartão de crédito terá que pagar uma taxa e preencher outros formulários e vai demorar bastante tempo para ser liberado.

Você vai retirar o veículo com o tanque cheio e devolvê-lo com o tanque cheio, é recomendável que antes de entregá-lo, passe num posto de combustível ( gas-station) e complete o tanque, pois se não fizer isso eles irão debitar do cartão de crédito que você indicou no momento da retirada do veículo e isso poderá ser mais caro que diretamente na bomba de combustível.

 

 

5. COM GPS OU SEM GPS  

 

 


O GPS é um equipamento muito útil e altamente recomendável , mas é preciso alguns cuidados:

Ao locar junto com o veículo ( em torno de U$15/dia) tenha certeza que está em Português, tanto o MENU quanto a VOZ. Você irá recebe-lo no momento da retirada do veículo na locadora e não pode esquecer de devolve-lo.

Faça a conta de quantas diárias você vai usá-lo pois dependendo do número de dias talvez valha a pena comprar um, pois poderá traze-lo ao Brasil ( existem GPS à partir de U$100, verifique na BestBuy, Targuet, etc.)

Ao carregar o GPS com o endereço tenha sempre em mãos o ZIP COD do lugar que você vai, essa é a maneira mais eficiente e infalível de chegar ao lugar com a orientação do equipamento.

O americano costuma se orientar pelos pontos cardeais ( Norte, Sul, Leste e Oeste) e tome muito cuidado com isso pois você poderá estar indo para o lado oposto. Por exemplo N,163 International Drive ou L163, internacional Drive ( esse endereço é apenas para perceber a diferença), por isso a colocação do ZIP COD é fundamental.
Caso não tenha o ZIP certifique-se que carregou o endereço corretamente para não correr o risco de se perder. Preste atenção no exemplo abaixo:
12388 International Drive South, Orlando, FL 32821.
12388 = número da residência; Internatinal Drive ( logradouro); South ( Direção ); Orlando ( cidade ), FL ( estado); 32821 ( ZIP COD ).
 
 

 

 

 6. ENTENDENDO O SEGURO E SEUS NOMES.   

 







Antes de efetivamente alugar um veículo, verifique com sua operadora de cartões de crédito, se ela não oferece os serviços de seguro caso você vá pagar com o cartão de crédito. A contratação de seguro para veículos, nos Estados unidos não é obrigatório, mas para quem está alugando um veículo é altamente recomendável a contratação, para evitar uma série de problemas, como em caso de roubos, furtos, acidentes, etc A grande maioria das locadoras temtam "empurrar" um monte de tipos de seguro mas se achar um pacote com seguro geral ( insurence comprehensive collision ) estará tranquilo.Outra dica legal, normalmente contratamos um seguro contra acidentes ou um seguro saude, analise sua apólice antes de alugar o veículo, pois a cobertura poderá estar inclusa nesse seguro e você não precisa pagar em duplicidade.
 CDW - COLLISION DANGE WAIVER OU LDW - LOSS DAMAGE WAIVER.
É um seguro contra colisão, perdas e danos, que recebe o nome de LDW (Loss Damage Waiver), nos EUA e no Canadá, e de CDW (Collision Damage Waiver), na Europa, eleva o custo da locação mas pode evitar um prejuízo bem maior no caso de um acidente. Esse seguro não cobre danos a terceiros, nem o isenta de responsabilidade civil em casos de morte, lesões corporais e danos causados pelo motorista. Esse seguro vai proteger você da responsabilidade por qualquer dano ou perda ao veículo alugado, desde que compravado que o veículo não foi usado indevidamente, ou seja, não estão cobertos os danos a um veículo de terceiros caso o locatário dirija de forma negligente ou viole os termos do contrato de locação.

             PAI -PERSONAL ACCIDENT INSURANCE.

É um seguro que cobre acidentes pessoais e garante a você e aos ocupantes do veículo a cobertura de despesas hospitalares para tratamento de ferimentos decorrentes de acidentes ocorridos durante o período da locação e verificados dentro de 90 dias da ocorrência. No caso de morte acidental durante o período da locação o PAI confere aos familiares uma cobertura entre outros benefícios, restritos aos passageiros.É importante verificar os valores das coberturas que são atualizados constantemente.Normalmente é opcional e seu seguro de viagem pessoal já pode oferecer essa cobertura.
 
ALI - ADDITIONAL LIABILITY INSURANCE.  
É uma proteção que proporciona cobertura por danos físicos e materiais a terceiros é opcional e permite-lhe aumentar o grau de cobertura contra às reivindicações ou acusações de terceiros.
 
PEC - PERSONAL EFFECTS COVERAGE.
PODE SER CONHECIDO TAMBEM COMO PEP (Personal Effects Policy): este seguro cobre os seus bens pessoais caso seja roubado o carro. Normalmente é oferecido em forma de pacote, quando da aquisição do PAI. Você recebe todos os benefícios do PAI e mais uma cobertura por perdas e danos de objetos pessoais seus e de seus familiares próximos que estejam viajando com você, ocorridos durante o período da locação. Algumas locadoras pagam o valor de mercado do bem roubado ou furtado e outras pagam exatamente o valor que você pagou na aquisição, no entanto é preciso constituir provas da aquisição dos bens.
SLI - SUPLEMENTAL LIABILITY INSURANCE
Ou conhecido também como LIS (Liability Insurance Supplement) ou ainda EP ( Extended Proctetion): este é o seguro de responsabilidade civil mais comum e cobre as alegações feitas por terceiros. É o seguro que é sempre incluído se você alugar um carro. No entanto, pode variar na extensão da cobertura. O LIS proporciona um suplemento de cobertura em caso de sinistros com danos pessoais e/ou materiais, ocorridos contra terceiros, incluindo invalidez permanente ou morte.
O LIS também proporciona a você, uma cobertura por danos pessoais e materiais combinados, causados por terceiros sem seguro ou com seguro de cobertura insuficiente ;foi criado especialmente para o viajante internacional, e se você causar danos à propriedade de terceiros ou ferimentos à terceiros terá uma cobertura adicional extendida acima do limite da cobertura responsabilidade mínima exigida por lei (na Flórida esse valor pode chegar até $1 milhão).
Para terminar, sempre tome cuidado no momento da retirada e da entrega do veículo, lembre-se, você assinou um contrato e deixou seu cartão de crédito para cobertura de qualquer eventualidade. Leia cuidadosamente tudo antes de colocar sua assinatura em qualquer documento.
 
 
CAROS LEITORES
OBRIGADO PELO PRIVILÉGIO DE TE - LOS CONOSCO
BOA VIAGEM.
CRITICAS, SUGESTÕES, COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.
QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO PARA ESTABELECERMOS UMA COMINICAÇÃO MAIS PRÓXIMA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário